Tempo de leitura: 5 minutos
Sair de onde você nasceu para começar uma vida nova distante dali é um grande desafio. Mesmo assim, estudar e trabalhar na Irlanda é o sonho de muitos brasileiros. Seja pela segurança, qualidade de vida ou qualquer outro motivo, esse é um dos poucos países ao redor do mundo que permite tirar o visto de estudante com permissão de trabalho.
Dessa forma, fazer um intercâmbio na Irlanda se tornou uma opção para quem quer estudar inglês e trabalhar legalmente, mantendo-se financeiramente no destino.
Por que fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar na Irlanda?
A Irlanda tem muitas tradições históricas e diversão. Sua população é jovem e costuma ser receptiva com os estrangeiros. Além disso, é um dos países mais ricos do mundo. Assim, estudar e trabalhar na Irlanda abre um leque de oportunidades para ter uma nova experiência e até mesmo ganhar um dinheiro para complementar a renda.
Esse é um país que está crescendo cada vez mais economicamente, gerando oportunidades de empregos, o que atrai gente de todo o mundo. Ou seja, fazer intercâmbio na Irlanda permite uma conexão com diversas pessoas e, consequentemente, com outras culturas.
É necessário, entretanto, lembrar que encontrar um emprego em outro país nem sempre é uma tarefa muito fácil, especialmente logo quando você chega ali. Os costumes são diferentes, bem como as oportunidades.
Já ao estar trabalhando, é comum ficar um pouco confuso com palavras e expressões que fazem parte da rotina do serviço e você não está familiarizado. Dessa forma, ter essa experiência será muito importante para o seu aprendizado e aperfeiçoamento do idioma.
Visto para brasileiros: o que é o Stamp 2?
Diferente de outros países, no caso da Irlanda você tira o visto quando chega ao país. A maioria dos estudantes brasileiros que decidem fazer intercâmbio na Irlanda, aplicam o visto chamado Stamp 2. Esse é o visto que permite que você concilie estudos e trabalho. Para obtê-lo, é preciso:
- Comprovar o montante de 3.000 euros (exceto se você tiver passaporte europeu);
- Ter matrícula em um curso reconhecido com duração mínima de 25 semanas e carga horária de 15 horas por semana.
Quando se fala em trabalho, a carga horária semanal é de 20 horas enquanto estiver tendo aula. Nas férias, sobe para 40 horas de trabalho por semana.
Como tirar o visto para estudar e trabalhar na Irlanda?
Quem vai fazer intercâmbio na Irlanda, assim que chega no aeroporto deverá provar que entrou no país para estudar, confirmando a aceitação e inscrição em um curso de período mínimo. Dessa forma, ele terá de apresentar:
- Carta de aceitação de uma escola de idiomas devidamente paga;
- Passaporte;
- Passagem aérea;
- Comprovante de estadia no país.
A partir disso, o officer do guichê da Imigração carimba o passaporte com um visto provisório. Ou seja, no aeroporto você recebe o visto de turista de 3 meses, tempo suficiente para regularizar a sua situação e retirar o visto de permanência no país, chamado Irish Residence Permit (IRP).
Como retirar o IRP para poder estudar e trabalhar na Irlanda?
Quem pretende fazer intercâmbio na Irlanda com duração superior a 90 dias deve se registrar com a Garda National Immigration Bureau para retirar o IRP, que seria o visto de longo prazo. Ou seja, quem quer estudar e trabalhar na Irlanda deve obrigatoriamente fazer isso para permanecer legalmente no país durante a realização do curso.
Para conseguir esse visto, é preciso comprovar que tem no mínimo 3.000 euros disponíveis, podendo fazê-lo através de:
- Extrato de conta bancário no exterior;
- Extrato atual de um cartão de crédito ou débito pré-pago;
- Abertura de conta em um banco da Irlanda;
- Portal Order.
O IRP é um cartão de plástico que exibe dados básicos sobre você, como uma fotografia sua, seu nome, data de nascimento, descrição da permissão de imigração, número do seu Stamp 2, entre outros. Dessa forma, a finalidade do cartão IRP é mostrar que você registrou sua permissão para estar no país. O custo disso é €300 por pessoa toda vez que for registrar ou renovar o visto. Esse valor também poderá ser cobrado, caso perder o cartão atual ou o mesmo for furtado.
Quanto tempo dura o intercâmbio na Irlanda?
Como dito anteriormente, para quem quer estudar e trabalhar na Irlanda, o curso em que estiver matriculado deve ter, pelo menos, 25 semanas de duração. Ou seja, esse é o tempo mínimo que o intercambista permanecerá no país. Entretanto, com 6 meses de curso, o intercambista tem direito a 2 meses de férias no país. Dessa forma, na maioria dos casos em que não há renovação do visto, as pessoas preferem ficar 33 semanas, conseguindo aproveitar as férias que têm direito.
Por outro lado, o tempo máximo que o intercâmbio na Irlanda pode durar é 2 anos. Durante esse período, o visto precisa ser renovado duas vezes.
Mundial Intercâmbio: conte com a melhor agência de intercâmbio do país
Com mais de 25 anos de experiência, a Mundial Intercâmbio é conhecida como a melhor agência de intercâmbio do Brasil. Possui estrutura completa para te ajudar em todas as etapas de seu intercâmbio.
Entre em contato com a Mundial Intercâmbio e faça o seu sonho se tornar realidade!