Tempo de leitura: 2 minutos
Um dos principais exercícios de quem vai estudar e morar no exterior é, de fato, fazer contas, muitas contas. Quanto se gasta com o transporte? E a comida? E a média de preço do aluguel? Enfim, seja qual for o estilo de vida e objetivos de cada um no exterior, o fato é que os gastos do dia-a-dia são assuntos relevantes comuns a todos que irão se lançar a essa nova rotina.
Um país, diversas realidades
É comum generalizarmos a situação econômica de um país, o que de certo modo pode definir apenas um panorama global. Mas é bom nos guiarmos por nossa própria realidade, pois encontramos uma boa disparidade de preços em grandes capitais como São Paulo ou Salvador, e mais ainda entre as grandes e as pequenas cidades. E sabemos, por exemplo, que o aluguel de um apartamento de 1 dormitório em São Paulo pode ser o triplo do valor do mesmo tipo de moradia na cidade de Taubaté. Ou que a tarifa de ônibus seja mais cara em um lugar do que outro, e por aí vai.
Para quem está indo estudar e trabalhar na Irlanda, é importante saber que há o mesmo panorama e que há diferença de custo de vida entre as cidades, e isso pode ser decisivo na escolha do destino.
Custos reais
Entre as cidades da Irlanda, é notável que a capital Dublin tem um custo de vida maior do que cidades menores como Galway e Cork, onde um quilo de batata custa em média 90 centavos de Euro, enquanto que em Dublin chega a 1,17 Euros. O passe de transporte público mensal custa 65 Euros (Galway), 82 Euros (Cork) e 122 Euros (Dublin). No cinema, a entrada fica por volta de 9 Euros (Galway e Cork) e 11 Euros (Dublin). Para a média de aluguel, as diferenças de custo ficam entre 38% (Cork) e 52% (Galway) menores do que Dublin!
Trabalho x Despesas
Estudar e trabalhar na Irlanda é permitido a todos os brasileiros que estejam inscritos em um curso de no mínimo 6 meses (Inglês, técnico ou outros), podendo trabalhar desde o início da estadia. E todo estudante que trabalhar meio período (20 horas/semana), consegue ter um ganho de uns 640 Euros/mês – considerando o ganho de 8 Euros por hora. Essa é uma quantia que já cobre bem os gastos com transporte, aluguel e alimentação em cidades como Galway e Cork, por exemplo (para o dia-a-dia de um estudante, dividindo apartamento com outros e fazendo sua própria refeição). Nos meses em que puder trabalhar período integral, dá para ter um ganho de 1.280 Euros/mês.
Mundial Intercâmbio: conte com a melhor agência de intercâmbio do país
Com mais de 25 anos de experiência, a Mundial Intercâmbio é conhecida como a melhor agência de intercâmbio do Brasil. Possui estrutura completa para te ajudar em todas as etapas de seu intercâmbio.
Entre em contato com a Mundial Intercâmbio e faça o seu sonho se tornar realidade!