Tempo de leitura: 3 minutos
Quando se pensa em um destino para desenvolver os conhecimentos em inglês e também poder trabalhar, o Canadá é um das opções que mais vêm à cabeça dos brasileiros. Isso porque o país é um dos mais desenvolvidos do mundo, é altamente seguro e ainda tem uma das melhores taxas de receptividade a turistas e estrangeiros.
Porém, não é tão simples. As regras de imigração mudaram bastante e há, atualmente, algumas restrições para que se possa ter um trabalho remunerado nesse país, mesmo que seja um trabalho parcial. Ainda assim, existem possibilidades bem interessantes para quem sonha em realizar um intercâmbio no Canadá, um país tão multicultural e enriquecedor.
Um upgrade no currículo
Para quem já atingiu um nível intermediário ou pré-avançado de inglês (dependendo do que as instituições requisitam), uma grande dica é participar de programas de Estudo e Trabalho nas grandes cidades do Canadá, como Toronto e Vancouver. Nessa modalidade, é possível participar de cursos específicos em turismo, administração, hotelaria ou comércio e ampliar a bagagem profissional com algum trabalho na área.
Os cursos são de 26, 40 ou 48 semanas, e sua grade pode ter aulas de marketing, supervisão e liderança, recursos humanos, monitoramento de consumidores, excelência de vendas, logística para eventos, serviços em turismo e hotelaria. São aulas que trazem grande know-how e bagagem técnica para o participante do intercâmbio, capacitando-o e qualificando-o para o mercado de trabalho.
As opções de vagas de trabalho podem ser remuneradas ou não. Caso a intenção seja ganhar um dinheiro extra no intercâmbio, as vagas remuneradas abrangem comércio, hotéis e gastronomia e funções diversas, como hostess, barista, concierge, atendente em lojas, supervisor(a) de estoques, garçom/garçonete e auxiliar de cozinha. Um detalhe importante é que o intercambista é quem procura o emprego, ainda que a escola ofereça auxílio técnico na confecção do currículo, na apresentação pessoal e nas entrevistas.
Aos que não veem problema em não serem remunerados, há vagas nos ramos da administração e recursos humanos. O grande diferencial é que a própria instituição é quem marca as entrevistas para os candidatos ao estágio. Mesmo não havendo um retorno financeiro, a vantagem dessas vagas é que elas são mais específicas e são voltadas a quem deseja ter uma experiência de trabalho no exterior em sua própria área de atuação, o que resultará em um grande upgrade no currículo.
Para os interessados nesses programas, é bom lembrar que esses programas têm datas específicas de início, normalmente uma data por mês, tanto a ILAC (Toronto e Vancouver), quanto a ILSC (Greystone College – Vancouver e Toronto).
Os requisitos para o estudo e trabalho no Canadá são, basicamente, ter nível de inglês acima do intermediário e diploma de conclusão do ensino médio ou da graduação.
E se eu ainda não tenho conhecimento intermediário em inglês?
Para quem ainda não tem nível de inglês suficiente, é bom lembrar que há modalidades de intercâmbio do tipo Estudo e Trabalho na Austrália e Nova Zelândia e Irlanda, onde o participante pode desenvolver melhor seus conhecimentos no idioma em escolas específicas e, então, procurar um trabalho em qualquer área, mas o nível de inglês restringe o leque de opções de trabalho a hotéis, restaurantes, bares, etc. Somente quando o inglês estiver mais evoluído que o estudante terá condições de se colocar na sua área de formação.
Mundial Intercâmbio: conte com a melhor agência de intercâmbio do país
Com mais de 25 anos de experiência, a Mundial Intercâmbio é conhecida como a melhor agência de intercâmbio do Brasil. Possui estrutura completa para te ajudar em todas as etapas de seu intercâmbio.
Entre em contato com a Mundial Intercâmbio e faça o seu sonho se tornar realidade!