Tempo de leitura: 2 minutos
Não é novidade que a Nova Zelândia é um dos países que permitem ao estudante brasileiro estudar Inglês e trabalhar legalmente, mas nunca tantos estudantes têm optado por esse país com natureza exuberante e povo amistoso, para seguiram com o projeto de desenvolver o idioma, além de e ter uma vivência enriquecedora no exterior, aproveitando as oportunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal.
O país, que tem pouco menos de 5 milhões de habitantes, distribuídos em duas grandes ilhas na Oceania, com índices altamente positivos em quesitos como desenvolvimento econômico, qualidade de vida, preservação do meio ambiente, igualdade de direitos e educação de excelência, tem oferecido cada vez mais opções de cursos e preparação para o mercado de trabalho.
Quem pode trabalhar na Nova Zelândia?
Todo estudante brasileiro, matriculado em cursos com duração maior de 14 semanas (3 meses), pode pleitear a autorização de trabalho em meio período (20 horas semanais), podendo trabalhar em período integral (40 horas semanais) na época estabelecida de férias (dependendo da duração do curso).
As vagas mais comuns aparecem na área de Hotelaria (pousadas, hotéis, resorts), Alimentação (bares, pubs, clubes, restaurantes e cafés), Setor Rural (colheitas de frutas e legumes da estação) e Comércio em Geral (atendimento e orientação a clientes de lojas, restaurantes e parques).
Um empurrão “amigo” para o trabalho
Pensando em oferecer uma programação mais atualizada e objetiva para seus estudantes, uma das escolas mais qualificadas da Nova Zelândia, a NZLC, que tem unidades nas cidades de Auckland e Wellington, organizou alguns workshops práticos – e gratuitos! – que ajudam a preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
Os chamados “Workshops Job Assistance”, contam com profissionais que ajudam os estudantes a se preparar para o mercado de trabalho e acontecem todas as semanas, abordando os seguintes assuntos:
- Job Seminar: Como procurar emprego? Como registrar o número de identificação (IRD Number)? Qual tipo de trabalho se candidatar e nível de Inglês exigido para as vagas?;
- CV Writing Skills: Orientação para montagem de um currículo e carta de apresentação e como torná-los atrativos para os empregadores;
- Job Interview Skills: Como dar boa impressão em uma entrevista? O que preparar para a entrevista e como se apresentar? Que tipo de respostas para as questões feitas na entrevista?;
- Working in the Hospitality Industry: workshop que enfatiza o setor que mais emprega estudantes, inclui uma visita e informações gerais sobre o curso de barista e atendimento em bares e pubs. Além disso, recebem orientações sobre o funcionamento dos estágios como baristas;
As datas dos workshops variam a cada mês e em cada cidade, mas os estudantes podem participar em qualquer data dentro da programação do curso de Inglês Geral, após o horário das aulas.