Tempo de leitura: 2 minutos
Não é novidade que a Nova Zelândia é um dos países que permitem ao estudante brasileiro estudar Inglês e trabalhar legalmente, mas nunca tantos estudantes têm optado por esse país com natureza exuberante e povo amistoso, para seguiram com o projeto de desenvolver o idioma, além de e ter uma vivência enriquecedora no exterior, aproveitando as oportunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal.
O país, que tem pouco menos de 5 milhões de habitantes, distribuídos em duas grandes ilhas na Oceania, com índices altamente positivos em quesitos como desenvolvimento econômico, qualidade de vida, preservação do meio ambiente, igualdade de direitos e educação de excelência, tem oferecido cada vez mais opções de cursos e preparação para o mercado de trabalho.
Quem pode trabalhar na Nova Zelândia?
Todo estudante brasileiro, matriculado em cursos com duração maior de 14 semanas (3 meses), pode pleitear a autorização de trabalho em meio período (20 horas semanais), podendo trabalhar em período integral (40 horas semanais) na época estabelecida de férias (dependendo da duração do curso).
Quanto melhor o nível de Inglês, maior chance de arranjar uma função com melhor remuneração. O salário mínimo na Nova Zelândia é de NZ$ 17,70/hora.
As vagas mais comuns aparecem na área de Hotelaria (pousadas, hotéis, resorts), Alimentação (bares, pubs, clubes, restaurantes e cafés), Setor Rural (colheitas de frutas e legumes da estação) e Comércio em Geral (atendimento e orientação a clientes de lojas, restaurantes e parques).
Um empurrão “amigo” para o trabalho
Pensando em oferecer uma programação mais atualizada e objetiva para seus estudantes, uma das escolas mais qualificadas da Nova Zelândia, a NZLC, que tem unidades nas cidades de Auckland e Wellington, organizou alguns workshops práticos – e gratuitos! – que ajudam a preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
Os chamados “Workshops Job Assistance”, contam com profissionais que ajudam os estudantes a se preparar para o mercado de trabalho e acontecem todas as semanas, abordando os seguintes assuntos:
- Job Seminar: Como procurar emprego? Como registrar o número de identificação (IRD Number)? Qual tipo de trabalho se candidatar e nível de Inglês exigido para as vagas?;
- CV Writing Skills: Orientação para montagem de um currículo e carta de apresentação e como torná-los atrativos para os empregadores;
- Job Interview Skills: Como dar boa impressão em uma entrevista? O que preparar para a entrevista e como se apresentar? Que tipo de respostas para as questões feitas na entrevista?;
- Working in the Hospitality Industry: workshop que enfatiza o setor que mais emprega estudantes, inclui uma visita e informações gerais sobre o curso de barista e atendimento em bares e pubs. Além disso, recebem orientações sobre o funcionamento dos estágios como baristas;
As datas dos workshops variam a cada mês e em cada cidade, mas os estudantes podem participar em qualquer data dentro da programação do curso de Inglês Geral, após o horário das aulas.