Tempo de leitura: 3 minutos
Para quem está indo estudar ou já está morando na cidade de Sydney, procurar trabalho não é uma das tarefas mais difíceis. Afinal, estamos falando da maior cidade da Austrália, que reúne mais de 4 milhões de habitantes e oferece uma grande variedade de comércio, indústria e serviços em toda a sua extensão, desde os bairros mais centrais como The Rocks, Redfern, Bondi ou Manly, como também nos mais afastados como Parramatta, Liverpool ou Dee Why.
Muitas vezes, um certo tipo de comércio poderá se concentrar em bairros mais específicos, como é o caso da rede hoteleira em The Rocks e Potts Point, que ficam às margens da baía de Sydney e próximos ao centro, os bares e casas noturnas da King Cross e as lojas e feiras alternativas de Redfern. Mas, de verdade, há diversidade de empregos em toda a cidade, e o tipo de emprego vai variar de acordo com o nível de Inglês apresentado e as habilidades oferecidas.
No geral, a rede hoteleira, serviços turísticos, restaurantes e a construção civil, são os setores que têm maior oferta de empregos e onde há muita flexibilidade de carga horária. Um estudante que esteja comprometido com muita carga horária na escola, por exemplo, pode trabalhar 3 ou 4 vezes por semana ajudando na cozinha de um restaurante, cuidando de crianças em apenas um período ou ser plantonista de um hotel em horários alternativos.
Procura de emprego e salários
Para ir atrás das vagas de emprego na cidade de Sydney, é importante fazer um currículo objetivo (em Inglês, claro) que descreva suas habilidades e experiências anteriores, seja em que área for. Saber cozinhar, fazer café em máquinas profissionais (barista), experiência com crianças ou idosos, ou ter cursos técnicos (manicure, cabeleireiros, vitrinista, primeiros socorros, vendas etc..) ajuda muito na hora de o empregador decidir quem vai ficar com a vaga. A disponibilidade para horários também é um ponto a favor e, nesse caso, estudar em uma escola que tenha alternativa de cursos noturnos, pode ser uma dica para quando precisar mudar de horário.
O nível de Inglês é realmente um item decisivo na hora de apresentar suas habilidades de comunicação. Quanto melhor sua fluência no idioma, melhores possibilidades de remuneração e funções profissionais. Na cidade de Sydney, a remuneração – que é calculada por hora trabalhada – varia entre AU$ 12 a AUD$ 25 por hora, dependendo de função, nível de responsabilidade e comprometimento com o emprego (sendo que já tivemos alguns estudantes com remuneração acima de AD$ 30/hora, trabalhando na construção civil e limpeza de fachadas). Esse, aliás, é outro assunto importante a ser abordado, pois o compromisso que o empregado tem com sua função, a pontualidade nos horários e saber ser solícito e útil, contam muito a favor para que se mantenha na empresa empregadora e adquira confiança para outras funções.
E você deve estar se perguntando por onde começar a procura, não é mesmo? Pois aí vem a parte mais fácil: converse com as pessoas na escola, fale que está à procura de trabalho, entregue currículos direto para empregadores de restaurantes, clubes e pubs, procure nos classificados locais como jobsearch, australiajobsite, careerone, entre outros, que são bastante efetivos. No mais, os murais de escolas e universidades também sempre têm algo interessante e que pode ser o pontapé inicial na sua rede de contatos!
Mundial Intercâmbio: conte com a melhor agência de intercâmbio do país
Com mais de 25 anos de experiência, a Mundial Intercâmbio é conhecida como a melhor agência de intercâmbio do Brasil. Possui estrutura completa para te ajudar em todas as etapas de seu intercâmbio.
Entre em contato com a Mundial Intercâmbio e faça o seu sonho se tornar realidade!