Estudar e Trabalhar em Dublin

Tempo de leitura: 3 minutos

Está em Dublin ou indo pra lá? Bom, de qualquer maneira já sabe: em toda a República da Irlanda, estando matriculado em um curso de Inglês, um programa técnico ou profissionalizante, por no mínimo 25 semanas, poderá requisitar a permissão de trabalho e poderá exercer atividade remunerada enquanto estuda.

O estudante brasileiro ganha 1 ano de visto – que é a regra vigente e prorrogada para quem conseguir dar entrada no visto até 20 de Janeiro de 2016, na Irlanda, e que após essa data irá mudar para 8 meses. E aí vêm as dúvidas: como arranjar trabalho? que tipo de função? remuneração?

Bem, o certo é que o trabalho ajuda muito no desenvolvimento do Inglês, nas relações interpessoais e, ainda, auxilia muito nas despesas que terá com moradia, alimentação e transporte durante toda sua estadia. Em Dublin, a soma dos gastos de subsistência de acordo com relatos de típicos estudantes, é de 600 Euros/mês em média (aluguel apto dividido – comida – transporte), e o ganho mensal trabalhando meio período (20 horas semanais) parte de 640,00 Euros. O salário mínimo na Irlanda é de pouco mais de 8 Euros/hora. Trabalhando 80 horas/mês e ganhado 8 Euros/hora, totaliza-se 640,00 Euros/mês. Mas nos meses de Maio, Junho, Julho, Agosto e de 15 de Dezembro a 15 de Janeiro o visto de estudante permite trabalhar período integral, o que totaliza o ganho de 1.300,00 Euros/mês.

Intercambista durante o expediente de serviçoO estudante que chega na cidade, com certeza irá se deparar com um certo contingente de estudantes estrangeiros – incluindo muitos brasileiros – que também disputam as inúmeras vagas de empregos que são oferecidas pela cidade, mas não há o que temer: para os que têm alguma experiência, uma comunicação razoável em Inglês e boa dose de disposição em aceitar funções que podem parecer intoleráveis num primeiro momento, mas que são os tipos de trabalho que qualquer estudante exerce em países mais desenvolvidos. Arrumadeira, garçom, balconista, faxineiro, estoquista, servente em lanchonetes e pubs, barista, auxiliar de vendas, ajudante de cozinha, assistente em galerias e museus ou estações turísticas, são apenas algumas das muitas funções que podem ser desempenhadas por todos os que têm boa disponibilidade de horários e até em nível de Inglês menos desenvolvido.

Empregos e Inglês

Intercambista trabalhando com o seu colega irlandêsMesmo que ainda não consiga se comunicar muito bem em Inglês, esteja disponível para as funções que não dependem de muita comunicação e nem atendimento ao público. Isso faz com que a fluência no idioma seja aprimorada, e melhora também sua rede de contatos. Sendo pontual e solícito, as chances de ser recomendado para outros empregos aumentam. Fale para todos que está disponível para trabalhar, atualize sempre o seu currículo com os trabalhos e funções desempenhadas, consulte os sites de empregos como Irishjobs ou JobsInIreland e arrisque-se em entrevistas, incluindo nas vagas que forem na sua área, pois se tiver Inglês mais avançado, pode ter, sim, uma boa chance de trabalho mais específico.

Mundial Intercâmbio: conte com a melhor agência de intercâmbio do país

Com mais de 25 anos de experiência, a Mundial Intercâmbio é conhecida como a melhor agência de intercâmbio do Brasil. Possui estrutura completa para te ajudar em todas as etapas de seu intercâmbio.

Entre em contato com a Mundial Intercâmbio e faça o seu sonho se tornar realidade!