Tempo de leitura: 3 minutos
Se você acabou de voltar de um intercâmbio nos Estados Unidos, certamente teve uma experiência incrível estudando no exterior e aprendeu muitas coisas, não é mesmo? Só que, ao chegar em casa, é normal querer usar todo o aprendizado que você teve nos últimos dias e não saber como fazê-lo. Mas é muito legal se preocupar com isso, principalmente porque acaba sendo fácil perder até mesmo a prática do inglês assim que você precisa falar o português na maior parte do tempo.
Pode dar uma sensação de desespero perceber que o que você costumava fazer todos os dias o deixou completamente. Assim, você precisa se adaptar novamente à sua rotina no Brasil. No entanto, é possível sim reter e usar o que você aprendeu durante o intercâmbio.
Dicas para usar o que você aprendeu durante o intercâmbio
Por mais que pareça difícil adaptar as coisas e usar o que você aprendeu durante o intercâmbio, a partir do momento em que você volta para casa, existem diversas formas para que você possa manter a experiência que viveu. Confira, então, algumas dicas:
Use o idioma o máximo possível
O português, obviamente, será o principal idioma que você vai falar aqui no Brasil. Contudo, após voltar do intercâmbio nos Estados Unidos, procure não parar de falar em inglês. Para isso, uma dica é justamente interagir com estrangeiros pessoalmente ou pela internet. Assim, você não deixa de treinar o idioma, ao mesmo tempo em que adquire até mesmo mais fluência, conhecendo novas palavras, os diferentes sotaques e etc.
Ajude outras pessoas
Muitos estrangeiros chegam no Brasil sem saber falar português. Você pode se propor a ajudá-los. Para isso, basta perguntar para eles se eles gostariam de obter ajuda na tradução. Isso é muito útil, por exemplo, quando uma pessoa que só fala inglês tenta pedir instruções ou quer conversar com alguém que não conhece o idioma. Às vezes, a conversa pode ser avançada demais para lidar com as duas línguas, mas talvez você ainda possa entender o essencial.
Outra forma de ajudar é conversando em inglês com quem tem interesse em aprender o idioma. Dessa forma, você colabora para o aprendizado do outro, ao mesmo tempo em que aprimora o seu.
Exponha a sua experiência com o intercâmbio nos Estados Unidos
Qual a melhor forma de não esquecer da experiência enriquecedora que você viveu? Certamente é expondo um pouco sobre ela! Para isso, existem várias possibilidades. Você pode, por exemplo, procurar um grupo de intercambistas online, para conversar sobre as diferentes experiências que vocês tiveram.
Ou então, um grupo de estudantes que estão interessados em fazer intercâmbio. Assim, você compartilha tudo o que viveu e os ajuda a se preparem para este momento. Outra alternativa é criar um blog, para compartilhar suas fotos e relatos, a fim de escrever toda a sua experiência durante o intercâmbio nos Estados Unidos.
Mundial Intercâmbio: conte com a melhor agência de intercâmbio do país
Estudar no exterior é uma experiência incrível e que você vai se lembrar para o resto da vida. Mas usar o que você aprendeu durante o intercâmbio nos Estados Unidos é muito importante para colocar em prática todo o seu aprendizado e não esquecê-lo.
Com mais de 25 anos de experiência, a Mundial Intercâmbio é conhecida como a melhor agência de intercâmbio do Brasil. Entre em contato e faça o seu sonho se tornar realidade!